terça-feira, fevereiro 17, 2009

O Pensamento

Dá uma preguiça, esse troço. Quando termina, só. Porque no começo é o contrário: tudo que a gente quer é dar procedimento.

É assim: a gente ta ali, cheio de vontade de não fazer nada, cheio de preguiça só de pensar em fazer alguma coisa, quando vem o pensamento. Pensamento não tem preguiça de nada, você sabe. Nenhum deles. Ficam ali, rondando, passeando em volta da gente, só olhando pra nossa fuça. De repente, quando a gente se distrai, dão um pulo e entram na cabeça. Aí é aquele rebuliço, aquela ventania que dá no pobre do cérebro, que numa hora tava ali tão cheio de preguiça quanto a gente e na outra, coitado, já ta rodopiando dentro da cachola.

E pensamento tem de todo tipo e tamanho, que nem verruga. Tem grande que a gente já acostumou, tem pequeno que incomoda mais porque é novidade, tem dolorido que volta não se sabe de onde, tem aquele que a gente só sabe que existe porque de vez em quando dá uma pontada e tem aquele que acaba com qualquer sossego e só faz a gente lembrar que tava com preguiça depois que volta para a prostração: é o cabeludo. Não tenho nada contra o pensamento cabeludo, quero deixar bem claro, mas essa leseira que dá depois, me mata. É daquelas que a gente pensa que nem toda a rede do mundo, balançando até o final dos tempos, vai dar jeito no cansaço.

Mas o depois é bom. Aquele adiante que fica no meio de uma preguiça e outra, quando a gente nem lembra que tava descansando e nem liga pro exausto que fica depois. É por isso que eu deixo meu corpo descansar, mas a cabeça não. Me confere: posso estar deitado, de olho fechado, de pé pra cima, que estou sempre matutando. Porque pensamento que a gente cria, não atrapalha. O problema é esse danado de pensamento que não é nosso e adora uma cabeça vazia. É como se ela fosse um descampado com duas árvores e uma rede pro corpo daquele pensamento descansar.

Um comentário:

r a c h e l disse...

Me identifiquei horrores com esse aqui, hehe. Vim espiar mais hoje. Sabe como é... mente vazia...

Beijo!